SILOTEC 8000
Publicado em 10 de Janeiro de 2025
Aplicação
Incêndios latentes em silos e depósitos de carvão podem ser traiçoeiros e extremamente perigosos. A detecção precoce e confiável pode salvar valores corporativos substanciais e até mesmo vidas.
SILOTEC® 8000, o sistema de análise de automonitoramento:
O sistema é totalmente livre de manutenção e projetado para instalação simples no teto do silo. A unidade de controle é montada para fácil acesso no nível do solo com interfaces da indústria para integração no silo DCS. Tudo isso em termos de custo-benefício.
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA:
- Análise de gás representativa para todo o silo;
- Resposta rápida mesmo às menores mudanças na atmosfera do silo;
- altamente confiável – O2 e COe são medidos simultaneamente;
- econômico e de baixa manutenção;
- atende aos requisitos ATEX e SIL2;
- monitora o processo de inertização do silo;

Detalhamento técnico
Projetado para monitoramento contínuo em silos de carvão e outros contendo perigos de poeira potencialmente combustível, SILOTEC 8000 atende ATEX Zona 20, requisitos e ofertas de longo prazo de funcionamento sem nenhuma manutenção.
A molécula de gás mais importante para o monitor, e para proteção contra incêndio latente é COe.
O segundo gás mais importante molécula é O2 pois dá uma indicação das condições inertes no silo, e está sempre relacionado ao COe se um incêndio for presente. Se O2 e COe são medidos simultaneamente, incêndios latentes podem ser detectados e a eficiência da inertização é monitorada.
Contém nesse sistema:
- Monitoramento rápido de incêndios latentes e inertização em silos;
- COe direto e O2 medição para ATEX Zona 20;
- Solução chave na mão Plug & Play para silos;
- Operação livre de manutenção;
- Segurança funcional: certificado para SIL2;
- Sistema confiável para aumentar a planta segurança;
- Autodiagnóstico automatizado e limpeza;
- Solução de retrofit simples;
![]()
Montagem do sistema
Em comparação com outras soluções no mercado para esta aplicação, SILOTEC 8000 é instalado diretamente no telhado do silo, onde o sensor está situado e onde ocorre a medição. Isso permite um tempo de resposta rápido que é necessário para monitoramento de segurança.
![]()
Após a instalação e comissionamento, a medição não requer nenhuma manutenção. A calibração automática e blow-back garantem maior confiabilidade e medição precisa sem deriva.
![]()
Ciclo de processo típico (24h)
![]()
Ciclo de processo em casos de incêndio
![]()
![]()
- Ocorre um incêndio latente;
- O alarme de CO aciona o processo de inertização;
- A inertização leva a um estado seguro no silo;
- O silo de carvão está em operação normal e segura.
Métodos alternativos de medição
![]()
SILOTEC – ANÁLISE DE GÁS EXTRATIVO
+ Atende aos requisitos ATEX
+ Análise de gás representativa
+ Tempo de resposta atrasado
+ Custos operacionais altos
– Custo inicial elevado >
– 25.000 €
![]()
ANÁLISE DE GÁS A LASER
+ Está em conformidade com os requisitos ATEX análise de gás representativa
+ Tempo de resposta rápido
– Altos custos operacionais
– Perda frequente de sinal
– Custo inicial elevado > 35.000 €
![]()
MEDIÇÃO DE TEMPERATURA
+ Custo-beneficio
+ Instalação fácil
– Tempo de resposta atrasado
– Análise de gás não representativa
Sistema ENOTEC Remote
A sonda SILOTEC tem uma interface exclusiva ENOTEC REMOTE via aplicativo para celular tipo smartphone com bluetooth para no máximo 16 usuários, o que facilita o acesso local de todos os dados de operação, alarmes a relatórios de dados de memorizados e relatórios de calibração sem sequer exigir a obrigatoriedade de abrir o painel do instrumento.
![]()
RELACIONADAS
Ver todosNos desafiantes ambientes de produção de cimento, enfrentar as duras condições de altas temperaturas e elevadas cargas de poeira é uma constante. Neste cenário de exigências extremas, o sistema de amostragem de gás CEMTEC® surge como uma solução inovadora, desenvolvida especificamente para a análise contínua de gases de combustão em fornos de cimento e em processos de alta temperatura altamente empoeirados.
A medição de poeira é obrigatória em muitas regiões, com operadores industriais devendo reportar valores médios diários emitidos. Os valores-limite variam conforme o tipo de combustível e instalação. Dispositivos ópticos são usados para gases secos com até 95% de umidade, enquanto concentrações superiores requerem medição extrativa. Princípios de medição incluem transmissão óptica e luz dispersa, com produtos específicos para diferentes aplicações. A correlação entre medidores contínuos e o Método 17 é essencial para garantir medições precisas, e a conversão de mg/m³ para mg/Nm³ é necessária para conformidade regulatória.
A produção de cimento é responsável por cerca de 7% das emissões globais de CO2. Para mitigar esses efeitos, a indústria está adotando várias estratégias, como o uso de matérias-primas e combustíveis alternativos, melhorias na eficiência energética e tecnologias de captura de carbono. O monitoramento de oxigênio nos processos de fabricação também é essencial para otimizar a eficiência e reduzir emissões. A indústria do cimento está se transformando, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e desenvolvendo cimentos de baixo carbono para reduzir sua pegada ecológica e promover um futuro mais sustentável.




